O Dia do Brincar é comemorado todo dia 28 de maio e é uma data reconhecida pela Unicef. O seu principal objetivo é promover a importância do brincar como uma atividade que incentiva o desenvolvimento pleno da criança.
Neste artigo, você entende melhor como a data surgiu, qual a sua importância e ainda confere 6 dicas para celebrar o dia, dentro e fora de casa. Continue lendo e saiba mais!
Como surgiu o Dia do Brincar?
O Dia do Brincar é uma ação reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) que celebra a importância do brincar no desenvolvimento infantil. A data, portanto, é uma maneira de lembrar familiares e educadores que a brincadeira não deve ser vista apenas como uma atividade lúdica, mas como uma ponte para o desenvolvimento de outras competências e habilidades.
O Dia do Brincar surgiu em 1997, e hoje é comemorado em mais de 40 países ao redor do mundo. Em algumas instituições de ensino, é comum que ele faça parte de uma estratégia mais prolongada — a chamada Semana Mundial do Brincar.
Qual é a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?
De acordo com o Movimento Unidos pelo Brincar e com diferentes estudos da psicologia, a brincadeira é uma forma de promover:
- O desenvolvimento integral infantil, uma vez que a criança usa todos os sentidos durante a brincadeira, expressa suas necessidades, explora novos espaços e relações e desenvolve aspectos físicos, mentais, emocionais e culturais;
- A infância plena, que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inclui a alimentação, a educação, a moradia, o saneamento etc. — ou seja, todas as necessidades básicas, inclusive a de acesso à diversão;
- A cultura da infância, criada entre as crianças para promover a construção simbólica do seu mundo e da sua interação com outras pessoas, em geral adultos.
Nesse sentido, a brincadeira é uma forma de incentivar crianças felizes e de fazer com que elas explorem o mundo de maneira segura e engajada.
6 dicas para celebrar o Dia do Brincar
Agora que você já sabe a importância do Dia do Brincar para o desenvolvimento infantil, que tal conhecer algumas maneiras de celebrá-lo com as crianças? A seguir, você confere 6 dicas práticas:
- Relembre a sua infância;
- Use jogos e brincadeiras;
- Vá para o ar livre;
- Inclua atividades criativas;
- Veja filmes; e
- Promova a leitura infantil.
Saiba mais:
1. Relembre a sua infância
Assim como a tecnologia, os costumes e as gírias, as brincadeiras e jogos também mudam com o passar dos anos. Para celebrar o Dia do Brincar, portanto, pode ser uma boa ideia ensinar para as crianças algumas das brincadeiras populares da sua época, que podem já ter “saído de moda”.
Esta é uma oportunidade de estreitar os laços com as crianças, de acolher a própria infância e de promover conhecimento cultural.
2. Use jogos e brincadeiras
Os jogos de tabuleiro e brincadeiras em grupo também são uma boa pedida para quem deseja comemorar o Dia do Brincar em grupo. Além de serem atividades que podem ser executadas em praticamente qualquer lugar, elas ajudam a desenvolver habilidades como o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a comunicação.
O quebra-cabeça é um exemplo de jogo que promove o desenvolvimento do raciocínio, da atenção aos detalhes e da concentração enquanto também diverte os pequenos.
3. Vá para o ar livre
As atividades ao ar livre sempre podem ser integradas no dia a dia das crianças, uma vez que incentivam o contato com a natureza e o olhar científico. Na hora de comemorar o Dia do Brincar, algumas ideias interessantes são ir à praia, fazer uma trilha ou passar algumas horas no parque.
Também pode ser interessante pensar em jogos mais elaborados, como batalhas de balão d’água, circuitos ao ar livre e brincadeiras tradicionais, como o cabo de guerra.
4. Inclua atividades criativas
O Dia do Brincar também pode ser uma boa oportunidade para que as crianças explorem sua criatividade. Brincadeiras e jogos com tinta, lápis de cor, massinha, biscuit, etc. são uma forma de incentivar o pensamento criativo e a expressão de diferentes emoções.
5. Veja filmes
Os filmes também são uma forma de fazer com que as crianças compreendam melhor suas emoções e desenvolvam a habilidade de empatia. Embora não seja ideal que os pequenos passem muito tempo diante da tela, o uso de filmes pode ser interessante sobretudo para abordar temas mais complexos e para diverti-los.

6. Promova a leitura infantil
Por fim, vale ressaltar a importância da leitura infantil e a possibilidade de promoção dessa atividade em datas como o Dia do Brincar. Mesmo para crianças que ainda não sabem ler, o contato com os livros desenvolve uma série de habilidades fundamentais para uma boa adaptação escolar e social, então pode ser uma boa ideia apostar na contação de histórias.
Os livros infantojuvenis são capazes de promover o interesse em diferentes assuntos e podem ser usados, inclusive, para abordar temas complexos de forma lúdica.
É o caso, por exemplo, da obra Malu brinca de quê?, de Nanda Mateus, Raphaela Comisso e Veridiana Scarpelli. Neste livro, acompanhamos as aventuras de Malu, uma garota curiosa e cheia de energia, e Tiê, sua boneca. Juntas, elas vivem aventuras empolgantes e descobrem a importância da amizade e de sermos quem somos.
Agora que você já conhece o Dia do Brincar e já sabe como comemorá-lo, que tal encontrar ainda mais recomendações de boas leituras? Aproveite para conhecer os melhores livros infantojuvenis do mercado e saiba mais!