Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de promover a diversidade e a inclusão nas empresas. Mas você sabe o que isso significa de fato? Quais ações devemos tomar para que essa promoção aconteça? Existe diferença entre diversidade e inclusão?
A verdade é que, embora essa frase seja repetida com frequência, o seu sentido é mais complexo do que imaginamos. Afinal, a inclusão e a diversidade são conceitos complementares e que vão muito além da contratação. Para saber mais sobre eles e entender como é possível promovê-los no seu negócio, continue lendo!
O que é inclusão e diversidade nas empresas?
A inclusão e a diversidade em empresas são estratégias que, quando bem aplicadas, elevam o capital humano da organização. Isso porque elas são responsáveis por aumentar os pontos de vista disponíveis para construir uma solução, tornando-a melhor e mais acessível para um público cada vez maior.
A matemática é simples: quanto mais pessoas diferentes você tem em um mesmo lugar, mais vivências elas compartilham. Gênero, idade, raça, orientação sexual e até origem financeira: tudo contribui para uma visão de mundo mais complexa, rica e aprofundada, que auxilia na construção de soluções mais robustas e assertivas.
No entanto, é importante ter em mente que a diversidade e a inclusão, embora sejam percebidas juntas, são, na verdade, conceitos diferentes, mas complementares.
A diversidade é um princípio que deve fazer parte dos valores e cultura empresarial, indo além da contratação. A inclusão, por sua vez, diz respeito ao conjunto de práticas adotadas para que essas pessoas sintam que são, de fato, parte de um time que as valoriza e respeita, aumentando, assim, o bem-estar no trabalho.

Qual a importância da diversidade e da inclusão nas empresas?
Uma coisa é certa: a diversidade e a inclusão criam um ambiente de trabalho mais seguro, com profissionais mais confiantes. Afinal, oferece a base necessária para que os colaboradores saibam que podem ser eles mesmos, sem julgamentos.
Para além disso, porém, esses valores também são uma maneira de:
- Tornar o negócio mais competitivo no mercado;
- Aumentar o engajamento dos colaboradores;
- Criar um clima organizacional de acolhimento e colaboração.
Leia também: Quais os melhores livros de contabilidade? Conheça 18 títulos
Como promover a diversidade e inclusão nas empresas?
São muitas as formas como um negócio pode promover a diversidade e a inclusão. Abaixo, apresentamos 5 exemplos fundamentais:
- Tenha uma cultura organizacional forte;
- Desenvolva políticas de valorização e acolhimento;
- Faça treinamentos regulares;
- Promova a integração de equipes; e
- Conte com materiais ricos sobre o assunto.
Confira!
1. Tenha uma cultura organizacional forte
A cultura organizacional é o conjunto de “regras” internas a um negócio que orienta e alinha o comportamento, os valores e as crenças dos seus colaboradores. Nesse sentido, o primeiro passo para promover a diversidade e inclusão é garantir que elas façam parte da cultura da sua empresa.
Isso significa que esses valores devem perpassar todas as ações adotadas pelo negócio, sendo levados em consideração durante a tomada de decisão. Isso pode incluir a abertura de vagas afirmativas, mas também deve ir além, a partir da criação de espaços seguros para trocas e feedbacks e de oportunidades igualitárias para todos os funcionários.
2. Desenvolva políticas de valorização e acolhimento
Internamente, no mundo dos negócios, uma empresa deve adotar políticas de valorização e acolhimento para garantir que a diversidade e a inclusão está sendo promovida de maneira assertiva. Isso pode incluir regras de segurança para funcionários que façam denúncias, um canal anônimo para feedbacks, a criação de grupos de acolhimento etc.
O importante, em todos os casos, é que todos os colaboradores estejam engajados nessas políticas, e vejam nelas a importância que elas devem receber. Isso nos leva de volta ao ponto anterior: a cultura organizacional deve ser pensada de modo que a inclusão e a diversidade sejam partes inseparáveis do negócio como um todo.
3. Faça treinamentos regulares
Apesar de os debates sobre inclusão e diversidade serem cada vez mais frequentes, não é incomum que organizações ainda não estejam totalmente preparadas para lidar com eles. Por isso, oferecer treinamentos regulares é fundamental.
A educação corporativa é a forma mais eficaz de promover mudanças duradouras, e os treinamentos fazem com que colaboradores que não estão incluídos em minorias ou grupos diversos saibam reconhecer comportamentos e termos que podem ser ofensivos ou desrespeitosos, evitando-os.
Dessa maneira, quanto mais assuntos forem abordados durante esses treinamentos, maiores as chances de uma cultura organizacional eficaz.
Alguns temas que podem ser abordados são:
- Equidade de gênero;
- Equidade racial;
- Orientação sexual.
4. Promova a integração de equipes
Para que a diversidade e a inclusão sejam efetivas no seu negócio, é fundamental que as equipes formadas também levem esses valores em consideração. Ou seja: não adianta construir um único time diversificado, deixando todos os demais de lado.
O ideal é que, para além de atividades de integração entre setores e entre equipes, a elaboração de cada time leve em consideração a presença de pessoas diferentes, com pontos de vista diversos.
5. Conte com materiais ricos sobre o assunto
Uma das formas eficazes de promover a diversidade e inclusão nas empresas é recorrendo aos materiais de profissionais focados nessa missão. Um exemplo é o livro Inclusifique, de Stephanie K. Johnson.
Para a autora, “inclusificar” implica um esforço contínuo para ajudar equipes diversificadas a manter o engajamento e se sentirem aceitas e valorizadas. Por isso, em seu livro, ela aponta os erros mais comuns das empresas ao criar times e apresenta estratégias reais — com cases de grandes empresas, como Salesforece, GM, entre outras — para corrigi-los.
Nesse sentido, a obra Inclusifique nos faz pensar a diversidade e a inclusão a partir de um novo ponto de vista, levando em consideração dados e casos de sucesso.
Mais do que um guia prático e voltado para a ação, este livro faz com que os líderes possam ser melhores e adotar posturas mais assertivas na promoção desses valores.
Agora que você já sabe a importância e como promover a diversidade e inclusão nas empresas, aproveite para entender também como a antropologia pode ser aplicada aos negócios e na construção de soluções inovadoras!